Como Aprender Ler os Rótulos

A composição de um produto cosmético é muito extensa e complicada de se ler e entender. Primeiro é preciso entender a linguagem. Os ingredientes de cosméticos são padronizados internacionalmente pela INCI (Nomenclatura Internacional de Ingredientes Cosméticos), e têm o mesmo nome em qualquer lugar do mundo, o que facilita muito as consultas.

Mas, o que significa INCI ?

INCI é a sigla para INTERNACIONAL NOMENCLATURE OF COSMETIC INGREDIENTS, ou seja, Nomenclatura Internacional de Ingredientes Cosméticos. Trata-se de um sistema internacional de codificação para designar os ingredientes utilizados em produtos cosméticos, reconhecido e adotado mundialmente.

Visto que existem mais de 12 mil ingredientes utilizados em produtos cosméticos e muitos possuem, além da denominação química, mais de um nome comercial, o INCI permite designar de forma única e simplificada a composição dos ingredientes no rótulo dos produtos cosméticos.

O objetivo do uso da nomenclatura INCI é facilitar a identificação de qualquer ingrediente de forma clara, precisa e imediata não só no Brasil, mas em qualquer país no mundo .

Além disso, evita-se a confusão entre sinônimos e diferentes terminologias ou nomenclaturas químicas. A uniformização e a padronização obtidas com a adoção da nomenclatura INCI facilitam a identificação dos ingredientes.

Permite que, nós consumidores, identifiquemos, de forma mais clara, os ingredientes de uma formulação em qualquer lugar do mundo.

Além do INCI, por determinação da Anvisa, todos os produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes comercializados no Brasil deverão trazer também os nomes de ingredientes em português.

Nós consumidores de hoje estamos muito mais atentos aos produtos que consumimos. A busca por produtos de beleza mais naturais, com menos toxinas e produzidos com mais atenção ao meio ambiente, deve ser a diretriz para as marcas nos próximos anos.

Aqui vão 3 dicas de como ficar mais fácil para ler seu rótulo de cosméticos:

1. Procure por certificações conhecidas

Há selos que oferecem certas garantias sobre o produto, por exemplo:


– Produto orgânico: Deve ter pelo menos 95% de matérias-primas certificadas orgânicas.


– Produto vegano: Não tem nenhum ingrediente de origem animal (como leite, colágeno, cera de abelha), assim como, não aplica testes em animais.


–  Cruelty free: Este selo, válido no mundo todo, garante que o cosmético é “livre de crueldade”, e não realiza testes em animais em qualquer etapa do processo produtivo. Porém fique de olho, tem alguns selos que não são reconhecidos.


– COSMOS: Cosmos é uma certificação aplicada tanto para ingredientes quanto para produtos finais: certifica produtos que promovem o uso de ingredientes orgânicos, que respeita a biodiversidade e usa recursos naturais de maneira consciente.

2. Atente-se mais para os primeiros ingredientes

Assim como nos rótulos de alimentos, a ordem dos ingredientes segue a proporção que são encontrados no produto, ou seja, os primeiros são os que aparecem em maior quantidade. Por isso, é importante ter atenção aos primeiros itens da lista. Isso não significa que você vai ignorar os últimos, ok ?

3. Utilize um dicionário de ingredientes

Nem os especialistas sabem todos os efeitos dos doze mil ingredientes cadastrados no INCI. Para entender um rótulo você provavelmente precisará da ajuda de um dicionário de ingredientes, que aponta o que você deve observar, e quais são mais ou menos problemáticos. Existe um dicionário muito acessível e fácil de visualizar que se chama “Entre a Pele – Dicionário de Ingredientes

Por isso, é muito importante prestar atenção aos rótulos. Neles encontramos ingredientes usados na fabricação desses produtos. Assim, podemos analisar o que estará em contato com nosso organismo e tomar decisões mais conscientes na hora de efetuarmos a compra de nossos cosméticos

Redes Sociais

Por que Assinar a Sweet Eco Box?

  • Curadoria Especializada
  • Produtos Naturais e Veganos
  • Valor da Box Menor que Valor dos Produtos Naturais
  • Produtos Diferentes em Cada Box
  • Descubras Novas Marcas
  • Embalagens Sustentáveis